Com os prazos definidos estamos em contagem regressiva. Nesse contexto, a mensagem sobre o início do projeto “a tempo” é recorrente, fazendo alusão a um conceito que pode parecer relativo. Então, do que estamos falando quando falamos de prazos em um projeto de rastreabilidade?
- Chegue antes.
Terminar o projeto a tempo não significa chegar perto na data, mas cerca de um mês antes para deixar o tempo para os testes. É importante testar todos os circuitos e processos antes de começar a transmitir informações para a autoridade sanitária.
- Considere o projeto de toda a cadeia.
Deve-se considerar que provavelmente não só a própria empresa deve se adaptar às mudanças. Para os importadores, por exemplo, não se trata apenas de alinhar com novas exigências locais, mas também de envolver as diferentes plantas fornecedoras para que possam se adaptar a essas mudanças. Muitas vezes os produtos são codificados de fora e as plantas fornecedoras devem conhecer detalhadamente as regulamentações. Essas plantas de produção precisam estar envolvidas o mais rápido possível envolvendo reuniões, adaptações e integrações para os sistemas. O mesmo vale para laboratórios que trabalham com operadores logísticos no país. O operador logístico também é importante para que ele possa se envolver o mais rápido possível no projeto, a fim de acompanhar seu cliente de laboratório nesse processo.
- Não estressar as áreas da empresa com este tema.
Em geral, as pessoas que realizam esse processo são as mesmas que realizam, ao mesmo tempo, outras atividades. De para que a organização e o planejamento sejam muito importantes, pois eles precisarão de tempo suficiente para incorporar a nova atividade de rastreabilidade. Fazê-lo em cima da hora significará que essa pessoa precisará se concentrar plenamente e negligenciar suas responsabilidades. Os projetos de rastreabilidade têm um prazo desafiador após as definições dos governos, por isso faz necessário um planejamento correto de tempo, recursos, sempre evitando o estresse das áreas e os danos de outras atividades que são realizadas dentro da empresa.
- Comece não com um nível, mas com todos ao mesmo tempo.
Um projeto de rastreabilidade envolve muitas áreas, mas também diferentes fornecedores. Para iniciar um projeto de rastreabilidade, você precisa incorporar software e hardware. Muitas vezes as empresas começam a cuidar da escolha do equipamento antes do software. O início de um projeto de rastreabilidade deve contemplar ambos ao mesmo tempo. Essa sinergia entre as especialidades fará com que o projeto evite atrasos e atrasos.
- Finalmente, não perca de vista essa premissa.
Cada dia que você se perde ao tomar a decisão sobre o fornecedor, é um dia a menos para a implementação. Como mencionado acima, os projetos de rastreabilidade são caracterizados por ter um prazo muito marcado e o atraso no início resulta em menos tempo para estar preparado para a produção ao vivo.
Neste ponto é interessante também reforçar o conceito de ter um fornecedor com experiência real, conhecimento, acostumado a realizar muitos projetos de rastreabilidade ao mesmo tempo e com a mesma data de partida. Caso contrário, isso pode correr o risco de cumprir as normas.
Por Gabriel Silberleib, Gerente de Vendas para a América Latina.