Por Luciana Sorgini Gerente de Vendas da Verifarma Brasil

Ao planejar um projeto de rastreabilidade, é fundamental levar em consideração a importância de se ter um suporte em todas as etapas do processo. Desta forma, a escolha do fornecedor deve incluir uma análise de suas capacidades em todas as etapas, sem deixar nenhuma de lado, para cumprir não apenas a legislação em tempo hábil, mas também a sustentabilidade e a eficiência do negócio ao longo do tempo.

O papel do fornecedor em cada etapa do projeto

1.Fase de pré-projeto

Esta é uma das etapas mais importantes, visto que nela se realiza o planejamento do projeto e é imprescindível ter uma boa assessoria quanto à melhor alternativa de implantação de acordo com a realidade do negócio e as necessidades da entidade reguladora.

Credenciais, ou seja, qualificação em termos de experiência, conhecimento da indústria farmacêutica e da entidade governamental são essenciais.

Da mesma forma, torna-se relevante a capacidade de compreender as particularidades da operação de cada cliente, pois são necessárias várias interações e uma solução capaz de responder a essa realidade.

2.Fase de realização do projeto

A implementação implica na relação com os parceiros de negócios (CMOs e MAHs) para a integração com os diferentes sistemas. Por isso, é importante entender as especificidades de cada integração para proporcionar uma experiência sem obstáculos ou atrasos.

A especialização em serialização e rastreabilidade é uma vantagem para poder responder de forma otimizada e sem imprevistos.

A presença local é outro ponto relevante na análise em relação a expertise do fornecedor. Ter uma equipe de projetos local que possa acompanhar o seu dia a dia é um fator de destaque.

3.Fase pós-projeto

O atendimento ao cliente pós-implementação não deve ser esquecido. Nesse caso, o ideal é que o atendimento seja no idioma do cliente e em horário estendido, pois qualquer problema pode impactar diretamente na operação da empresa.

O apoio e a força do fornecedor também são importantes e devem ser levados em consideração. Contando também com sua especialização na indústria levando ao constante aperfeiçoamento e evolução tecnológica.

Finalmente, o projeto de rastreabilidade deve ser eficiente ao longo do tempo, oferecendo a melhor relação custo-benefício (best value for money) para que seja duradouro e acompanhe o crescimento do negócio. É aconselhável analisar as propostas para avaliar as necessidades e quais atributos da proposta respondem às necessidades e quais as superam.

Um projeto de rastreabilidade bem-sucedido pode ter um impacto positivo nos negócios. Escolher a opção certa é a chave para que não seja um empecilho, mas, ao contrário, parte da evolução e a alavanca para o crescimento.