A Verifarma conta com quase 10 anos de experiência em rastreabilidade e mais de 13 anos de história. Atualmente, atende mais de 2000 clientes em 23 países. Hoje, a empresa, a partir dos seus centros de operação na Argentina, Brasil, Espanha e Equador, junto com seus parceiros na França, Espanha, Inglaterra, Polonia e Rússia, pode atender a qualquer país do mundo. Esse crescimento nos últimos anos, porém, não tirou seu foco e continua se destacando pelo nível de atendimento ao cliente para prestar um serviço eficiente e construir relacionamentos de longo prazo e de valor.

Conversamos com Martín Lejman, que há dois anos exerce a função de desenvolvedor da Verifarma e, atualmente, presta serviço funcional a clientes na Rússia.

Como surgiu a ideia de implementar uma ferramenta de monitoramento?

A Verifarma possui clientes de diversos portes e características. Nosso serviço de atendimento ao cliente atende as consultas de cada um deles em conformidade com os SLAs. Um dos nossos clientes está baseado na Rússia. Nesse país, em janeiro de 2020 foi implementada a lei de rastreabilidade e as empresas por ela impactadas implementaram as suas soluções para poderem cumprir em tempo e forma. No entanto, periodicamente, surgem mudanças na regulamentação. A Verifarma tem uma ligação direta com o CRPT, órgão regulador daquele país e é assim que recebemos notificações dessas alterações que implicam adaptar a solução para manter o compliance. Em geral, a entidade prevê um tempo limitado de adaptação e por isso devemos atuar com agilidade. Nesse sentido, o time de desenvolvimento e testes, atua em equipe para conseguir alcançar eficiência no resultado final. Desta forma, perante esta situação de constante desenvolvimento e teste, são reportados incidentes para os quais devemos estar vigilantes para proceder à resolução. Além dessa situação, o tamanho da empresa significa que, normalmente, existem mais de 100 usuários ativos no Verifarma Track&Trace. Por isso, procuramos uma ferramenta que nos permitisse antecipar qualquer erro ou falha no sistema e corrigi-lo antes de causar impacto no cliente, mantendo assim o nível de serviço.

Em que consiste o projeto?

Após o levantamento da iniciativa, procuramos um fornecedor que pudesse responder a esta necessidade e reportar qualquer incidente em tempo real, a fim de evitar gargalos em seus requisitos, antecipando uma possível situação. Foi assim que aprendemos sobre o Inspector, uma ferramenta de monitoramento de execução de códigos para aplicativos de backend. A função da ferramenta é dar visibilidade automática de todos os processos em execução na aplicação, o que ajuda a descobrir erros antes que sejam detectados ou tenham impacto na operação. A ferramenta envia alertas para poder detectar erros e corrigi-los de forma proativa.

Embora a ferramenta não tenha se integrado inicialmente com a nossa infraestrutura, entramos em contato com a equipe do Inspector e, juntos, conseguimos a integração para poder operar e avançar na implementação.

Qual o impacto do projeto no cliente?

O objetivo principal foi obter visibilidade total em tempo real do desempenho da solução e da sua interação com cada um dos usuários. Por meio de sistemas de alertas, a ferramenta permite detectar falhas, evitar problemas de desempenho e tomar melhores decisões em caso de incidentes. Desta forma, podemos assegurar ao cliente que os prazos são cumpridos independentemente das alterações e desenvolvimentos que devemos realizar. Para o cliente é transparente, ele continua operando da mesma forma. A diferença é que, perante esta situação particular, conseguimos nos adaptar para encurtar os tempos de busca de falhas e ser capazes de resolver os incidentes antes mesmo de serem detectados pelos usuários.

Na Verifarma, trabalhamos lado a lado com cada cliente para poder oferecer soluções de acordo com as necessidades específicas. A nossa experiência em todo o mundo nos permite antecipar oferecendo referências e experiências para poder realizar um serviço eficiente a longo prazo, tanto no cumprimento das regulamentações, como nos custos e nas performances.